Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Um natal diferente

Apesar de pertencer a uma família muito numerosa, nunca tivemos o hábito de nos reunirmos em datas comemorativas – pra ser sincera acho que os 9 filhos do clã Leonardo Ruthes nunca estiveram juntos em um mesmo lugar (nem mesmo quando meu pai morreu).
Eu, a mais nova, e minhas 3 irmãs que moram aqui em Porto Alegre mantemos uma relação eqüidistante, cada uma levando a sua vida... Considero como minha família, a minha irmã mais velha que também mora aqui e o meu irmão mais velho e sua família que moram em Santa Catarina – estou separada por anos-luz dos outros e não sinto vontade de estabelecer vínculo algum.
A minha mãe, 40 anos mais velha que eu, cobra a minha ausência mas, eu penso que ‘ser mãe’ não é colocar o filho no mundo – envolve cuidado, carinho e proteção e isso tem prazo de validade, se deixar passar, quem sabe na próxima encarnação... não são os laços de sangue que geram afinidade entre as pessoas.
Aprendi, ainda muito jovem que estou sozinha, por minha conta e risco; os parentes servem para criticar, julgar e condenar, sem conhecer os fatos (por mais que se digam cristãos....)
Neste ano, a mulher de um dos meus sobrinhos convidou-me para cear com eles e participar da troca de presentes do ‘amigo secreto’. O jantar estava ótimo, devorei com o olfato e os olhos todas as guloseimas e comi o meu franguinho grelhado destemperado com salada, de sempre.
No dia 25, o almoço foi na casa da minha irmã mais velha com a presença das 4 irmãs, porto-alegrenses por adoção – já faz quase 20 anos que moro na cidade e posso contar nos dedos as vezes em que estivemos todas  juntas; mais uma vez, resistir à toneladas de comidas nada saudáveis mas muito apetitosas e eu firme forte com um pequeno pedaço de peito de chester e saladas sem tempero; não houve stress ou intrigas entre os familiares presentes (talvez pela ausência de bebidas alcoólicas) e, aparentemente, todas e todos ficaram felizes.
Com 43 anos de idade, ter a experiência inédita de reunir a família, trocar presentes e comemorar uma data festiva, me mostrou que podemos ser surpreendidos todos os dias, então, que venham boas surpresas!!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário